sexta-feira, 14 de julho de 2017

O poder do Primeiro

Você pode perceber que em tudo o que se faz, ou se pensa, fala, ouve, sente, saboreia, ou se toca podem existir muitas pessoas que fazem, pensam, falam, ouvem, sentem, saboreiam ou tocam. Mas o primeiro a fazer, falar, ouvir, sentir, saborear ou a tocar, tem um poder. O Primeiro tem muitas vantagens. Você vai perceber que o Primeiro em qualquer actividade ou área de conhecimento tem um destaque e poderes especiais.

Você e eu sabemos que o universo foi criado por uma Mente Suprema, o qual chamamos Deus. Deus criou os céus e a terra. Criou os animais e as plantas. Deus trouxe luz e fez dia e noite. Deus criou o homem e a mulher segundo a sua imagem. Deus criou tudo o que está nos céus e debaixo dos céus. Deus é o Primeiro de todas as coisas que existem, por isso é respeitado, adorado e obedecido. Quem não o respeita, adora e obedece é amaldiçoado. Ser o Primeiro é bom!

Jesus foi a primeira pessoa a ficar famosa em todo o mundo. Jesus de Nazaré é considerado o homem mais influente e popular da história. Meu irmão, se for a investigar um pouco mais, vai perceber que Jesus sempre existiu. Sempre esteve com o Deus Pai desde o princípio dos tempos e antes da criação dos céus e da terra. Ele é Deus Filho. Ele é Deus encarnado.

Maomé foi um profeta muçulmano e fundador do islamismo. Foi um grande líder religioso, político e militar árabe. Segundo a religião islâmica, Maomé é o mais recente e último profeta do Deus de Abraão. Você pode perceber que o Maomé foi o Primeiro, portanto influenciou e continua a influenciar o mundo. Ser Primeiro é poder!

Adão foi o primeiro homem a ser criado por Deus. Eu e você somos descendentes de Adão. Deus ordenou que o homem dominasse todos os animais de toda a terra e todas as aves do céu. Você pode estar se perguntando porque o homem é tão inteligente do que todos os outros animais. A resposta é simples. Deus criou o homem segundo a Sua imagem. E ordenou que fosse o maior de todos os animais da terra e do céu.

Martinho Lutero foi um sacerdote católico alemão, o principal personagem da Reforma Protestante realizada na Europa no século XVI. Foi o Primeiro a desencadear a maior revolução que a igreja já conheceu e transformou o mundo inteiro. Lutero tornou-se um dos nomes mais conhecidos da cristandade. Hoje não se pode falar da história das igrejas sem mencionar este sacerdote. Ser Primeiro é poder!

Eduardo Chivambo Mondlane foi o Primeiro Presidente da Frente de Libertação de Moçambique (Frelimo), por isso nunca iremos nos esquecer dele. Não é possível falar da história de Moçambique sem falar de Eduardo Chivambo Mondlane. Mondlane influenciou o país, e o seu nome continua a influenciar a sua família, que é abençoada. O mesmo se pode dizer de Samora Moisés Machel, que foi o Primeiro Presidente de Moçambique independente. Ser Primeiro é poder!

Maria de Lurdes Mutola é uma atleta moçambicana, campeã dos 800m nos Jogos Olímpicos de Sydney em 2000. Mutola detém o recorde do Mundo dos 1000 metros em pista coberta e em pista aberta, recorde africano dos 1000 metros em pista aberta e o recorde africano dos 800 metros em pista aberta. Seria possível falar da história do atletismo moçambicano sem mencionar Mutola? Claro que não! Mutola tem o poder de elevar o nome de Moçambique e de inspirar muitos atletas moçambicanos. Ser Primeiro é poder!

André Matade Matsangaissa foi o Primeiro comandante em chefe da Resistência Nacional Moçambicana (RENAMO), movimento armado onde ele foi um dos fundadores. Não é possível falar da história de Moçambique sem falar de André. Por ser o Primeiro, ele influenciou os outros a darem continuidade com as suas convicções. Por isso Afonso Macacho Marceta Dhlakama foi o Primeiro na continuidade daquele movimento. Ser Primeiro é poder!

Eu quando estava na faculdade, no primeiro semestre tive vinte valores na primeira pauta da disciplina de Álgebra Linear. Imagine que o meu nome passou a ser conhecido em toda universidade onde eu cursava a licenciatura em Informática e esta fama difundiu-se para outras universidades e escolas. Não estou a me gabar, esta é a verdade. Fui muito procurado para explicar as pessoas nas matérias de matemática, física e informática. Imagine que isto aconteceu porque fui o Primeiro a conseguir aquele resultado na minha turma. Depois houve outros “vintes valores”, mas a fama daqueles não podia superar a minha. Eu era pobre, sem bolsa de estudos. Mas por causa de ter sido o Primeiro a obter vinte valores naquela disciplina, ganhei fama e passei a produzir dinheiro suficiente para pagar dentre outras as despesas da escola, alimentação e transporte.

Eu também sou o Primeiro filho dos meus pais! Você vai notar que tenho recebido muita atenção dos meus pais em relação aos meus irmãos. Por ser o Primeiro, sou considerado o chefe dos filhos, uma espécie de cabeça. Por ser o Primeiro as minhas opiniões e decisões são respeitadas na família. A minha palavra é quase uma ordem! As pessoas da minha família concordam comigo sem muito esforço para convence-los.

O poder pode ser maligno ou benigno. Em qualquer dos casos, o Primeiro tem o poder de influenciar o mal ou o bem. O Satanás foi o Primeiro a desobedecer a Deus. Por isso o Satanás tem o poder de influenciar as pessoas a desobedecerem a Deus. Tem o poder de influenciar na prática do mal.

Agostinho Chaúque foi considerado um perigoso criminoso pela Polícia moçambicana. Quando se fala da história de criminalidade em Moçambique, não se pode deixar de lado este nome e outros que foram influenciados pelo poder deste.

A diferença do Primeiro poder maligno do poder benigno é que o poder maligno cria a ilusão de bem-estar, mas sempre falha, e produz maus frutos: tristeza, impureza, discórdias, mortes, guerras duradouras. O poder benigno nunca falha e produz bons frutos: misericórdia, amor, paz, alegria e prosperidade duradouros.


Você pode perceber que a lista dos exemplos é tão grande, que não podemos enumerar todos neste texto. Seja primeiro na prática das boas coisas e tenha o poder do Primeiro!
Joseph Katame

(jkatame@gmail.com)
banner
Anterior
Proxima

0 comentários:

Deixe as suas contribuições. Elas serão muito valiosas para a melhoria deste blog