terça-feira, 3 de abril de 2018

DICAS DE COMO ESTUDAR E TER BONS RESULTADOS!

Escrevi este tópico a pedido de alguns amigos, que prontamente aceitei. 
Muitas pessoas andam frustradas porque não conseguem ter bom desempenho escolar. Esta frustração não atinge apenas os filhos mas também os pais e encarregados de educação. Conheço pessoas que sonham estudar na Universidade Eduardo Mondlane (UEM), que é uma instituição de prestígio nacional e internacional, mas chumbaram os exames de admissão mais de cinco vezes. Outras pessoas conseguem ingressar mas logo desistem ou levam mais de dez anos para concluir um curso de 4 anos de duração.
Hoje trago 5 dicas importantes que eu próprio apliquei e tive resultados extraordinários:

Dica 1. Isolamento:
Se você está a ter resultados negativos nos estudos, isso deve-se ao ambiente que você está mergulhado desde a sua infância. Esses ambientes desenvolvem crenças ou modos de pensar que impedem a sua progressão. A solução deste problema é você isolar-se. Não pode esperar resultados diferentes se você continuar a fazer as mesmas coisas. Isola-te um, dois, três meses, etc., dependendo de situação.


Dica 2. Faça um plano de estudo:
Com base no seu horário e nas disciplinas nas quais é mais fraco ou mais forte, elabore um plano de estudo. Você não deve estudar só por estudar. Deve saber priorizar e identificar os seus pontos fortes e fracos. E deve seguir rigorosamente o plano de estudo. Em alguns caso será necessário reajustar o plano, ou mesmo sacrificar outros programas.


Dica 3. Continue a estudar:
Você deve continuar a estudar. Nada deve te desanimar. Há pessoas que desanimam porque tiveram discussões com os seus próximos. Outras desistem de estudar porque tiveram maus resultados. O segredo é você continuar a estudar mesmo com todas adversidades que aparecerem. Os problemas aparecem para fazerem você desistir dos seus objectivos de vida. Os problemas normalmente aparecem quando você está prestes a se tornar victorioso. Por isso não desista, continue a estudar.


Dica 4. Diversão 20/80
Durante a época escolar ou de estudos, o seu objectivo principal deve ser estudar e deve reduzir a diversão. Há os que mesmo estando na época escolar continuam a 100% de diversão, mas ficam tristes quando obtem maus resultados na escola. A minha dica é que use a regra 20/80, isto é, o seu tempo deve ser reservado para 20% de diversão/laser e 80% de trabalho. Você não precisa participar em todas festas ou cerimónias que lhe convidam. Delegue alguem para o representar ou decline! 
Tente divertir-te em ambientes favoráveis para o seu sucesso escolar. Por exemplo, se a sua preocupação é a disciplina de matemática, então divirta-se com programas de TV como "Telescola" que vão programar a sua mente para o sucesso em matemática. Se a sua preocupação é Informática, assista TV ou filmes que tratam deste assuntos. Participe de jogos ou palestras que abordam os assuntos das disciplinas que te inquietam.


Dica 5. Tenha um mentor
Um mentor é uma pessoa que teve resultados extraordinários na disciplina ou curso no qual estás com maus resultados. Por exemplo eu tive resultados extraordinários na matemática, física, química e informática. Um mentor é alguem que vai lhe mostrar de forma prática como você deve estudar e caminhar sozinho. Um mentor não é um explicador. Você vai depender sempre de um explicar para cada situação nova, enquanto um mentor vai lhe passar a fórmula de como estudar (por exemplo como estudar matemática). E em novas situações você consegue enfrentar os problemas e continuar a caminhada com resultados extraordinários.


Se gostou estas dicas, curta, comente e partilhe. Ajude-me a ajudar quem precisa de ajuda.
banner
Anterior
Proxima

0 comentários:

Deixe as suas contribuições. Elas serão muito valiosas para a melhoria deste blog